HONRE A DEUS DANDO O MELHOR DE SI (Mateus 26:6-13)

Assisti a uma cena que aconteceu no dia 25 de Dezembro de 2022, em que uma senhora decidira passar o dia da família com amigos e familiares numa das quintas em Natikiri (Cidade de Nampula). Enquanto ela divertia com os adultos, suas filhas também estavam na companhia de meninos de sua idade nadando naquela piscina de menores adjacente a piscina de adultos. Até aí tudo bem! 


O dia estava passando muito bem até que algo inesperado aconteceu: houve gritos e rumores de que sua filha caira na piscina de adultos! Pânico total! A senhora lançou-se a piscina e tentou procurar por sua filha! Infelizmente essa senhora não sabia nadar e, consequentemente, estava afogando-se! Que triste! 


Alguns que não sabiam nadar ficaram assistindo (como é o meu caso!). No meio daquela confusão toda, enquanto as "peritos" em natação procuravam por ela, a mãe chorava amargamente e desesperada (enquanto lançava a água que bebeu durante a tentativa de resgate sem sucesso), as pessoas chorando e lamentando ouviu-se uma voz lá no fundo dizendo o seguinte: a criança que está a se procurar cá está! Afinal, ela não estava dentro da piscina de adultos mais por ali brincando com as outras. Mas a festa, a festa terminou no instante! Esta senhora lançou-se para salvar a vida embora ela não soubesse nadar! 

Esta senhora demonstrou coragem e entrega ao ponto de dar a si mesma a morte para salvar sua filha mesmo quando não sabia nadar. Ela não se preocupou com as pessoas, sua fraqueza, sua falta de habilidade em natação, somente focou-se em dar a sua vida para resgatar a sua filha. ISSO ACONTECEU EM NATIKIRI. AGORA VAMOS À BETANIA, houve um jantar único e importantíssimo!


Betânia praticamente foi uma vila bem simples! Ali moravam os três amigos de jesus, nomeadamente: lazaro, marta e maria. Como nos diz João 12.1, seis dias antes da crucificação de Jesus. Betânia fica há 3km de Jerusalém onde a festa da pascoa se realizava maioritariamente. Alias, a pascoa já estava próxima. 


Ela fez o seu melhor (26:6,7): O que para os discípulos consideram como um desperdício, jesus interpretou como uma unção preparatória para o Seu sepultamento. Maria trouxe um vaso de alabastro, cheio de perfume. Este perfume não era precioso mais sim, era muito muito mais que precioso. Era preciosíssimo! (rever). Maria 


Ela não mediu esforços. Ela se sacrificou para dar (26:8,9). Sabe quanto valia esse perfume? O seu preço não é como um destes que compramos por aí! Ele valia 300 denários e que esse valor era praticamente o valor pago a um funcionário aproximadamente a um ano. Um denário era um valor que um trabalhador recebia por um serviço agrário, por exemplo, em um dia. Essa senhora abriu o seu coração para dar o melhor de si mesma. Esta mulher que vivia naquela aldeia pobre, que provavelmente também era pobre vivendo numa família igualmente pobre derramou sobre Jesus em um só instante um produto caro e valioso. Ela colocou ao dispor de Jesus o seu melhor. Muitas vezes temos feito algo para a Deus, as vezes a igreja e em outras vezes aos irmãos e dissemos que fizemos demais! Basta! Fiz muito! Aqui ela nos ensina a fazermos ainda mais sem medirmos pelos esforços e nem sacrifícios. Assim como Jesus também o fez! Embora sendo Deus se esvaziou…. Ao ponto de se tornar homem e morrer a pior e imerecida morte para nos salvar.  


Ela não se focou nas barreiras ou dificuldades (26:8,9). Quando fazemos serviço para Deus não podemos fazê-lo para recebermos gloria. As pessoas provavelmente não irão aplaudi-lo. Espere por obstáculos assim como Maria enfrentou vários. De acordo com Marcos 14, no versículo 4, os discípulos indignaram-se contra ela, murmuraram contra ela (14,5) e molestaram-na (14.6). No entanto, ela ignorou tudo isso pois Jesus e mais importante que tudo isso e todo as dificuldades são coisas insignificantes em relação a Cristo. As dificuldades podem aparecer de dentro ou de fora, no entanto, as dificuldades que surgem de dentro são graves e tristes. Note que as dificuldades podem aparecer de dentro da igreja. Falando das dificuldades de dentro, conheço um jovem evangelista…


a)     Não devemos ser como aquele jovem evangelista que por causa daquele obstáculo desistiu de seus planos;

b)     Não devemos ser como aqueles jovens que movidos pela inveja e ganancia ao invés de apoiar ao irmão a crescer preferiram deixá-lo cair.

c)     Vamos apoiar uns aos outros para crescermos juntamente para honrar a Deus.

d)     Vamos respeitar os processos.  


Ela fez o seu melhor a pessoa certa (26:10,11). Dias especiais são vários. Dia de casamento, de baptismo, de nascimento e tal. São presentes daqui para ali. O dia 14 de Fevereiro se aproxima. As pessoas estão poupando e correndo para presentear as suas namoradas e namorados. Por mim tudo bem! Mas, mais ainda melhor é dar o seu melhor a Cristo, aquele que se humilhou deixando o céu e vir a terra, encarnar-se e morrer a pior morte que um ser humano deveria morrer, morte de cruz para salvar gratuitamente a mim e a ti! A este houve criticas de um daqueles que comia com ele, a saber Judas Iscariote aquele que…e foi desse mesmo jantar que partiu para procurar os principais dos sacerdotes para entregar jesus cristo. Vamos ler o que Jesus disse em relação àquela acção de Maria...


Quanto aos pobres, Jesus sempre cuidou dos pobres e exortou aos discípulos para cuidar deles. E neste encontro, Jesus disse para eles que sempre teriam varias oportunidades para ajudar aos mesmos pois sempre existirão mas Jesus Cristo os deixaria na terra e voltaria ao céu e essa oportunidade não existiria novamente porque os seus dias estavam próximos. E Maria, como nenhuma pessoa antecipou a ungi-lo para a sepultura. Por isso Jesus a defendeu essa acção generosa. 


Ela fez no tempo certo (26.12). Embora o gesto de Maria fosse resultado de sua imensa gratidão, amor e alegria, ela não é lembrada somente por isso, mas sim, por sua visão futurista. Somente esta mulher compreendeu e agiu preparando-me para o meu sepultamento – disse Jesus.


 Ela fez com reflexos para a eternidade (26.13): o que Maria fez naquela casa humilde, naquela aldeia humilde chamada Betânia, tem sido contado em grandes praças, palácios, mosteiros, cruzadas do mundo inteiro. O que ela fez tem mudado vidas de gerações em gerações até aos dias de hoje e inspirará vidas ainda no futuro e o senhor será glorificado ainda mais por isso.  


Lembram-se daquele acontecimento em Natikiri? Aquela senhora que estava disposta a salvar a vida de sua filha trocando-a com a sua? Deus fez isso! Jesus cumpriu isso! Vamos ler João 3.16 e… você acha que os teus esforços foram acima deste sacrifício? E Deus tem cuidado de nos a cada momento, que tal, nos entregarmos a Ele e honrá-lo fazendo o melhor de nós mesmos aonde estivermos. Seja em casa com a família, na igreja com os irmãos e amigos, na escola com nossos amigos e colegas e nos nossos serviços com nossos colegas, patrões e súbditos. Que Deus nos dê força e vontade para honrarmos a Ele com o melhor de nós neste ano e todos que nos der. Deus te abençoe e a Ele seja a gloria e honra. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AS VIRTUDES DE JOÃO BAPTISTA

SEJA ACHADO NELE (Filipenses 3:9)

EXEMPLO DE JESUS SALVANDO UM PECADOR (Lucas 19:1-9)