EXEMPLO DE JESUS SALVANDO UM PECADOR (Lucas 19:1-9)

 1. Ninguém é tão pecador ao ponto de Jesus não puder salvá-lo (v.1-2)

Zaqueu era publicano e rico. Logo, na primeira instância, mostra claro que a ideia de o rico não ser salvo é falsa. Nenhum homem comete ou pode cometer algum pecado e isso impossibilitar a Cristo de o salvar. Jesus salva a todos que chegarem a ele independente do seu pecado. Desde que se arrependa verdadeiramente.


2. Deus usa [até] simples situações para salvar ao pecador. (3)

Zaqueu, despindo-se de si mesmo, ignorando todo e qualquer tipo de vergonha ou abuso, correu, trepou a árvore e, nessa toda situação, Jesus Cristo achou a Zaqueu. E ali convidou-o para receber-lhe em sua casa. Podemos até aqui entender que são coisas pequenas que contribuem para a salvação de alguém. Em caso de Zaqueu, foi a curiosidade e ansiedade de ver a Cristo. O caminho que o Espírito Santo usa são maravilhosos e misteriosos. Não devemos "qualquerizar" uma situação que alguém usa para chegar a Cristo mas, sim, apoiá-lo para alcançar o alvo!


3. A compaixão de Cristo para com os pecadores e o seu poder para mudar ao pecador (5-7,9)

Jesus leva-o para tornar-se filho de Deus. Aqui podemos perceber que a salvação é de graça. (Ef. 8). Ninguém é salvo pelo esforço pessoal senão pela graça de Deus e isso é dom de Deus para que ninguém se glorie.

4. Os convertidos sempre evidenciarão a sua salvação (v.8)

A actual atitude de Zaqueu revelou uma profunda transformação interior. Não apenas deu (ou retribuiu) o que convinha, mas também, deu acima do "combinado" pela lei (visto que a lei exigia a restituição do capital até 20 por cento de juros do mesmo – Levítico 6:5, Números 5:7 mas Zaqueu impôs-se uma penalidade muito mais severa que era aplicada aos assaltantes – Êxodo 22:1).

Parece que Zaqueu conseguiu entender que só a graça basta!


Conclusão: se continuamos vivendo como antes vivíamos, então pode ser evidencia que não somos salvos. E é necessário arrepender-se e orar sobre o caso. Devemos agir imediatamente e renunciar o nosso pecado. E, todo o crente verdadeiro deve manifestar no meio em que se encontra.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

AS VIRTUDES DE JOÃO BAPTISTA

SEJA ACHADO NELE (Filipenses 3:9)